terça-feira, 14 de setembro de 2010

Pré-Julgamento


O Pré-julgamento , é um sentimento de raiva por vezes de ódio , de personalidade , de amizade , ou mesmo de desconfiança , por outras palavras , pode se dar de diferentes formas , em diferentes feitios , por exemplo ''Ele parece ter um parafuso a menos'', e depois de conhecer-mos essa pessoa melhor, até pode ter dois ou tres a mais ,tanto pudiamos estar errados para o bem ou para o mal , ou também podemos estar certos . Quando estamos certos atingimos uma confiança Pré-Julgal Ou seja , quantas mais vezes acertamos , pensamos que o nosso pré julgamento é tão bom e aperfeiçoado que pensamos sempre que ele está certo , o que é incorrecto , ele nunca está 100% certo.
O pré-Julgamento está também na desconfiança amical ou amorosa , como por exemplo '' Disseram-me que tu és um falso e eu acredito que quem disse tem razão '', pelo simples facto de ela conhecer essa pessoa a mais tempo , por vezes por confiar mais nessa pessoa , ou mesmo por vezes gostar simplesmente mais dessa pessoa , por vezes leva-nos a ter um pré-julgamento de factos errados , não pudemos dizer que a balança pesa mal se não a equilibrarmos com o mesmo peso .
O pré-julgamento é uma das atitudes mais perniciosas que o ser humano eventualmente possa ter, pois antecipar-se a um fato fazendo um pré-julgamento pode ser danoso, e muita das vezes traz consequências e “sequelas” irreversíveis.
Contudo existe pré Julgamento em tudo até na lei , temos o júri dos tribunais penais, temos o racismo , temos pré-julgamentos em cada preconceito , porque para existir preconceito , tem de passar por uma fase de julgamento , como as crianças julgam as pessoas boas ou más pela sua aparência criando uma discriminação pois também podem estar erradas.O facto de não se ter onde lavar não significa ser má pessoa, ou mesmo o facto de nascer com uma deficiência , física.
O tema, entretanto, traz à tona a importância de se lembrar que todo e qualquer pré-julgamento, como o próprio nome diz, é prévio, ou seja, realizado anterior à constatação da apuração da verdade dos fatos. Desta forma, trata-se de pura especulação, não passando de meras deduções apressadas, o que poderá conter inúmeras falhas, devido ao não conhecimento real do fato vivenciado, distanciando bastante da verdade.
O pre-julgamento rodeia-nos em tudo e todo o lado , ao leres este meu texto explicativo , já me estás a julgar dentro de ti com uma opinião boa ou má, Podes comentar este artigo , e eu pre-julgarei a tua opinião ... A vida é um pré-julgamento cada dia. Por isso Vai aos factos antes de pré-julgamentos. Somados a isso, é pertinente salientar que emitir pré-julgamentos é fácil demais, difícil é nos posicionarmos no lugar do is, do outro. Assim sendo, temos que conscientizar-nos de que não podemos fazer pré-julgamentos sem antes apurar a veracidade dos factos, caso contrário, poderemos cometer o risco de sermos bastante injustos e fatalmente os responsáveis por conseqüências irreversíveis.

Sen Patatas

4 comentários:

  1. afinal o k são parafusos??? o k é ...diz lá.......

    ResponderExcluir
  2. agora a serio...eu tou sempre a sério...loli

    É preciso "des-preconceituar" náo sabe ser nem estar... quem julga, ajuiza, aponta, critica, sem olhar para si mesmo

    se eu souber julgar, ajuizar, apontar, criticar,...a mim mesma...saberei sorrir das minhas asneiras, perdoar as minhas faltas, desculpar as minhas falhas, ser sobretudo Eu perante os outros e mim mesma...

    bj
    força para si meu cára....

    ResponderExcluir
  3. Pois minha cara amiga. se soubermos ser juizes de nós próprios já é um bom começo , +pois a humanidade sem juizo , Não é Civilizada. e por vezes com ele muito menos , então que fazemos? Vivemos a nossa vida , rimos das nossas ceertezas , aprendemos com os erros , mudamos o nosso pensamento e vivemos felizes :)

    ResponderExcluir
  4. Eu acho q um pre julgamento é tipo algo instantaneo,tipo tu olhaas para algo ou alguem e uma opnião sobre isso é automatica xD

    ResponderExcluir